sábado, 13 de fevereiro de 2021

Residência Odontologia Perfil Hospitalar SES-PE 2021 (Questões comentadas - Parte 1)

Comentários sobre a Prova do Processo Seletivo da Residência Multiprofissional e Uniprofissional de Saúde para o ano de 2021 da Secretaria Estadual de Saúde/PE, através do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE, especificamente a prova do Perfil Hospitalar Odontologia, a parte 1 é apenas sobre as questões de conhecimentos Gerais, a parte 2 é sobre as questões de conhecimentos específicos.

 Conhecimentos Gerais


01. Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA.
A) A criação do SUS é um legado das crenças democráticas e socialistas que surgiram com a redemocratização do Brasil, no final da década de 1980.
B) Simultaneamente à implantação do SUS, houve privatização do seguro social, engrossando o número de consumidores de planos privados, ajudando a promover um sistema duplicado, que reproduz desigualdades sociais e aprofunda desigualdades do acesso dentro do sistema de saúde.
C) O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde; presta assistência à saúde para milhões de pessoas que vai desde assistência básica até tratamentos que envolvem complexidade tecnológica média e alta, bem como serviços de emergência.
D) Apesar de mais de 20 anos de existência do SUS, o Estado enfrenta dificuldades para materializar o direito social constitucional de acesso universal de atenção à saúde.
E) A Constituição Federal de 1988 não previu a organização das ações e serviços públicos de saúde em rede regionalizada e hierarquizada; a proposta de rede regionalizada surge com a publicação do Pacto pela saúde.

Comentário: A questão INCORRETA é a alternativa E. O artigo 198 da Constituição Federal de 1988 diz o seguinte: As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.

02. A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
Sobre essa legislação, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
B) Um dos objetivos do SUS é identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde.
C) A assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde.
D) A participação da comunidade é um dos princípios do SUS.
E) A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

Comentário: Alternativa A é a INCORRETA. Essa alternativa modificou o segundo parágrafo do artigo segundo da referida lei, que diz: O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

03. São diretrizes do SUS e da RAS, de acordo com a Portaria nº 2.436/2017, a serem operacionalizadas na Atenção Básica todas as citadas abaixo, EXCETO
A) Resolutividade.
B) Cuidado centrado na doença.
C) Coordenação do cuidado.
D) Ordenação da rede.
E) População adscrita.

Comentário: Alternativa B é a INCORRETA. O cuidado centrado na doença é uma característica totalmente às avessas do descrito na Portaria nº 2.436/2017, o texto original prevê o cuidado centrado na pessoa.

04. São atributos da Rede de Atenção à Saúde todos os citados abaixo, EXCETO:
A) Prestação de serviços especializados em lugar adequado.
B) Existência de mecanismos de coordenação, continuidade do cuidado e integração assistencial por todo o contínuo da atenção.
C) Definição da oferta de serviços de saúde a partir da existência de profissionais especialistas e capacidade instalada dos serviços privados.
D) Participação social ampla.
E) Atenção à saúde centrada no indivíduo, na família e na comunidade, considerando as particularidades culturais, gênero, assim como a diversidade da população.

Comentário: Alternativa C é a INCORRETA. Dispensa comentários.

05. No Brasil, a vigilância dos vírus respiratórios de importância em saúde pública é desenvolvida por meio de uma Rede de Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conjuntamente articulada com Laboratórios de Saúde Pública. São objetivos da vigilância epidemiológica no enfrentamento à Covid-19 todos os citados abaixo, EXCETO:
A) Identificar precocemente a ocorrência de casos da COVID-19.
B) Estabelecer os procedimentos para investigação laboratorial.
C) Notificar serviços de alimentação que não estavam adequados aos protocolos sanitários.
D) Monitorar e descrever o padrão de morbidade e mortalidade por COVID-19.
E) Estabelecer as medidas de prevenção e controle.

Comentário: Alternativa C é a INCORRETA. Esse objetivo é da vigilância sanitária.

06. A COVID-19 foi detectada em Wuhan, China, em dezembro de 2019. Com o crescimento no número de casos, de óbitos e países afetados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o evento se constituía em uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), em 30 de janeiro de 2020. No Brasil, a epidemia foi declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em 3 de fevereiro de 2020.
Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A elevada infectividade do SARS-CoV-2, agente etiológico da Covid-19, na ausência de imunidade prévia na população humana, bem como de vacina contra esse vírus, faz o crescimento do número de casos ser exponencial.
B) A Covid-19 foi caracterizada como pandemia devido à ocorrência da mesma epidemia em várias partes do mundo, simultaneamente.
C) A incidência da Covid-19 pode ser calculada a partir do número de casos novos da doença que se iniciaram no mesmo local e período.
D) Atualmente, a Covid-19 é considerada uma doença endêmica no Brasil.
E) A quarentena é definida como a restrição das atividades e/ou a separação de pessoas suspeitas de pessoas que não estão doentes ou de bagagens, containers, meios de transporte ou mercadorias suspeitos, de maneira a evitar a possível propagação de infecção ou contaminação.

Comentário: Alternativa D é a INCORRETA, Covid-19 está classificado como uma pandemia, pois é uma doença infecciosa que tem atingido simultaneamente pessoas de diferentes continentes pelo mundo. Endemias não estão relacionadas a uma questão quantitativa, ocorre quando uma doença se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local.

07. Em relação aos indicadores em saúde, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas:
( ) A letalidade mede o risco de uma população morrer por determinada doença.
( ) Prevalência é o número total de casos (novos e antigos) de uma doença em determinado local e ano considerados.
( ) A taxa de mortalidade infantil diminui, à medida que as condições de vida e saúde de uma população melhoram.
( ) O óbito materno é aquele ocorrido em consequência de complicações da gravidez, parto ou puerpério.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

A) V-F-V-V         B)         V-V-V-V         C) V-F-F-V         D) V-V-V-F E)         F-V-V-F

Comentário: Alternativa B é a correta. Todas as afirmativas estão corretas.

08. O Ministério da Saúde publicou, em 2018, o livro intitulado: Saúde Brasil 2018 Uma análise da situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas.
Segundo a publicação, quais foram as duas causas de morte mais frequentes no Brasil, em 2016?
A) Doença Cardíaca Isquêmica (DCI), seguida pelo Acidente cérebro-vascular (ACV).
B) Diabetes mellitus e doença renal crônica.
C) Infecções respiratórias baixas e Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
D) Acidente cérebro vascular e câncer de traqueia, brônquio e pulmão.
E) Acidentes de transporte terrestre (ATT), seguidos pela doença cardíaca isquêmica.

Comentário: Alternativa A é a correta. Doença cardíaca isquêmica (DCI) e acidente cérebro vascular (ACV) foram as duas causas de morte mais frequentes. Os acidentes de transporte terrestre (ATT), as agressões e o suicídio predominaram na população mais jovem. A tendência das DCNT foi similar entre as regiões, enquanto que ATT e agressões tiveram tendência de aumento nas regiões Norte e Nordeste. A publicação pode ser encontrada em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2018_analise_situacao_saude_doencas_agravos_cronicos_desafios_perspectivas.pdf

09. Conforme a Resolução nº 453/2012, que aprova as diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde, assinale a alternativa CORRETA.
A) O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, consultiva e pontual do Sistema Único de Saúde (SUS).
B) A composição dos usuários deverá ser igual aos demais segmentos representados.
C) Um profissional com cargo de direção ou de confiança na gestão do SUS ou como prestador de serviços de saúde não pode ser representante dos(as) Usuários(as) ou de Trabalhadores(as).
D) As funções como membro do Conselho de Saúde serão remuneradas.
E) Não é recomendada a renovação das entidades representativas do conselho, devendo permanecer sempre os mesmos conselheiros.

Comentário: A alternativa correta é a C. A alternativa A é incorreta, pois os Conselhos de Saúde são instâncias colegiadas, deliberativas e permanentes. A alternativa B é incorreta, a composição dos conselhos é a seguinte: 50% são movimentos e entidades representativos de usuários, 25% entidades representativas dos profissionais de saúde, 25% representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos. Alternativa D é incorreta, os membros do Conselho de Saúde não recebem remuneração por ser membro do Conselho, pois considera-se o seu exercício de relevância pública, nesse sentido, para participar das atividades do Conselho é garantida a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro, o Conselho de saúde pode também emitir declaração de participação para os membros durante o período de atividades. Alternativa E está incorreta, pois conforme a resolução do enunciado, a cada eleição os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, promovem a renovação de no mínimo 30% das entidades representativas.

10. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), “a avaliação é o processo de determinar, qualitativa ou quantitativamente, mediante métodos apropriados, o valor de uma coisa ou acontecimento.
São objetivos da avaliação todos os citados abaixo, EXCETO:
A) Ajudar no planejamento e na elaboração de uma intervenção.
B) Fornecer informação para melhorar uma intervenção no seu decorrer.
C) Determinar os efeitos de uma intervenção ao final para definir se ela deve ser mantida.
D) Utilizar os processos da avaliação para manter uma situação injusta ou problemática, visando ao bem-estar individual.
E) Contribuir para o progresso do conhecimento.

Comentário: A alternativa INCORRETA é a D. A avaliação não é usada para manter uma situação injusta ou problemática.


As questões disponibilizadas aqui estão disponíveis em: http://www.upenet.com.br/concursos/21_Residencia%20Mult/Rmult_21_Provas_Gab.html onde é possível consultar também o gabarito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei Nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008

  Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008 , regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde B...