sábado, 13 de fevereiro de 2021

Residência Odontologia Perfil Hospitalar SES-PE 2021 (Questões Comentadas - Parte 2)

Comentários sobre a Prova do Processo Seletivo da Residência Multiprofissional e Uniprofissional de Saúde para o ano de 2021 da Secretaria Estadual de Saúde/PE, através do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE, especificamente a prova do Perfil Hospitalar Odontologia, a parte 1 é apenas sobre as questões de conhecimentos Gerais, a parte 2 é sobre as questões de conhecimentos específicos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


11. Considerando a ética e a legislação profissional, é CORRETO afirmar que
A) a teleodontologia foi aprovada no Brasil, pelo Conselho Federal de Odontologia, por meio da Resolução CFO-220, de 01 de junho de 2020.
B) será admitido o telemonitoramento realizado por Cirurgião-Dentista, no acompanhamento a distância dos pacientes que estejam em tratamento, no intervalo entre consultas, devendo ser registrada, no prontuário, toda e qualquer atuação realizada nesses termos. 
C) compete ao Conselho Federal de Odontologia a fiscalização e a adoção de medidas administrativas e/ou judiciais para o cumprimento do disposto na Resolução CFO-220, de 01 de junho de 2020, acerca da prática da teleodontologia.
D) é infração ética zelar pela saúde e pela dignidade do paciente, pois basta resguardar o sigilo e promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão de cirurgião-dentista no setor público ou privado.
E) a telessaúde na odontologia, como estratégia de e-saúde (Saúde Digital) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é independente dos princípios e diretrizes disciplinados na Resolução do Conselho Federal de Odontologia, bem como das disposições legais que a regem.

Comentário: Alternativa B é a correta. As alternativas A e C são incorretas. A resolução CFO nº 220 é de 23 de março, não fala de teleodontologia, além disso essa resolução é sobre a prorrogação do prazo de envio das prestações de contas dos Conselhos Regionais ao Conselho Federal de Odontologia referente ao exercício financeiro de 2019. A resolução CFO nº 226, de 04 de junho de 2020, dispõe sobre o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias e dá outras providências. A alternativa D é incorreta, pois o Código de Ética Odontológica indica ser um dever fundamental dos inscritos e sua violação configura infração ética zelar pela saúde e pela dignidade do paciente. A alternativa E é incorreta, pois de acordo com a resolução CFO nº 226, de 04 de junho de 2020 a telessaúde na odontologia, como estratégia de e-saúde (Saúde Digital) no âmbito do SUS deverá observar os princípios e diretrizes disciplinados nesta Resolução do CFO, bem como as disposições legais que a regem.

12. Considerando a ética e a legislação profissional, é CORRETO afirmar que
A) embora seja um dever fundamental do profissional inscrito, o fato desse profissional não manter regularizada sua obrigação financeira junto ao Conselho Regional, nem manter seus dados cadastrais atualizados não caracterizam infração ética.
B) o Conselho Federal de Odontologia, através da Resolução CFO-230, de 14 de agosto de 2020, regulamentou o artigo 3º da Resolução CFO-198/2019.
C) não é infração ética induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica em odontologia nem oferecer assistência gratuita a quem possa pagar ou fornecer favores.
D) compete ao cirurgião-dentista internar e assistir paciente em hospitais públicos e privados, mas sempre com caráter filantrópico e respeitadas as normas técnico-administrativas das instituições.
E) a odontologia hospitalar foi regulamentada como habilitação através da Resolução do Conselho Federal de Odontologia CFO-161/2015, sendo um marco do retorno da antiga e ampla prática da odontologia em âmbito hospitalar.

Comentário: Alternativa B é a correta. A alternativa A é incorreta, pois segundo o Código de Ética Odontológica (CEO) são deveres fundamentais e sua violação caracteriza infração ética manter regularizadas suas obrigações financeiras junto ao Conselho Regional, manter seus dados cadastrais atualizados junto ao Conselho Regional. A alternativa C é incorreta, pois é infração ética segundo o CEO induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica em Odontologia. Alternativa D é incorreta pois, segundo o CEO compete ao cirurgião-dentista internar e assistir paciente em hospitais públicos e privados, com ou sem caráter filantrópico, respeitadas as normas técnico-administrativas das instituições. Alternativa E é incorreta, pois a odontologia hospitalar foi regulamentada como habilitação através da Resolução do Conselho Federal de Odontologia CFO-162/2015.

13. Considerando a ética e a legislação profissional, é CORRETO afirmar que
A ) o Conselho Federal de Odontologia, no uso das atribuições conferidas pela Lei nº 4.320, de 11 de maio de 1964, regulamentada pelo Decreto nº 68.700, de 06 de junho de 1969 e Lei nº 5.081, de 20 de agosto de 1966 normatiza o exercício da odontologia nacionalmente.
B) é dever do cirurgião-dentista responsável técnico informar ao Conselho Regional em até doze meses, por escrito, quando da constatação do cometimento de infração ética, acontecida na empresa em que exerça sua responsabilidade.
C) na fixação dos honorários profissionais não deve ser consideradas a condição socioeconômica do paciente nem a da comunidade, pois dependerá, exclusivamente, do caráter de permanência, temporariedade ou eventualidade do trabalho.
D) cabe ao Conselho Federal de Odontologia disciplinar o exercício da Odontologia em todo o território nacional, inclusive estabelecer os limites da atuação do cirurgião-dentista em harmonização orofacial, nos termos da legislação vigente.
E) não é vedada ao cirurgião-dentista a realização de publicidade e propaganda de procedimentos não odontológicos a exemplo de micro pigmentação de sobrancelhas e lábios.

Comentário: A alternativa correta é a letra D. A alternativa A é incorreta, é a lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964, ainda assim o decreto mencionado está incorreto, o decreto que regulamenta a lei nº 4.324/1964 é o decreto nº 68.704, de 03 de junho de 1971. Alternativa B é incorreta, pois de acordo com o Código de Ética Odontológica (CEO), é dever do responsável técnico, informar ao Conselho Regional, imediatamente, por escrito, quando da constatação do cometimento de infração ética, acontecida na empresa em que exerça sua responsabilidade. Não tem esse prazo de até 12 meses. Alternativa C é incorreta pois segundo o CEO, na fixação dos honorários profissionais DEVE ser considerada a condição socioeconômica do paciente e da comunidade. Alternativa E é incorreta, pois segundo a Resolução CFO nº 230/2020, é vedado ao cirurgião-dentista a realização de publicidade e propaganda de procedimentos não odontológicos e alheios à formação superior em Odontologia, a exemplo de: Micro pigmentação de sobrancelhas e lábios.

14. Sobre o diagnóstico oral, é CORRETO afirmar que
A) a língua geográfica, também conhecida como língua fissurada ou língua nodular verrucosa puntiforme ou eritema migratório, caracteriza-se por ser uma condição benigna bastante rara e que acomete, mais frequentemente, os homens em virtude de fatores hormonais.
B) o leucoedema, histopatologicamente, é caracterizado pela presença da espongiose com intenso edema intracelular nas células epiteliais de revestimento, com possível acantose, ou mesmo, hiperqueratose.
C) as eritroplasias verdadeiras histopatologicamente nunca mostram displasia significativa nem carcinoma in situ nem carcinoma espinocelular invasivo, sendo mais frequentes que as lesões leucoplásicas.
D) a eritroplasia é normalmente bastante sintomática e nunca se associa a uma leucoplasia adjacente, embora o epitélio eritroplásico exiba histopatologicamente uma produção abundante de queratina.
E) o nevo branco esponjoso não tem relação com hereditariedade e usualmente se desenvolve após os sessenta anos de idade devido, exclusivamente, à ação de fatores externos, como o tabagismo.

Comentário: Alternativa B é a correta. A alternativa A é incorreta, de acordo com Neville et al., 2009, a língua geográfica é bastante comum, com aspecto de áreas eritematosas bem-demarcada de atrofia papilar, as mulheres são mais afetadas em comparação aos homens. A alternativa C é incorreta, quase todas as eritroplasias verdadeiras mostram displasia significativa, carcinoma in situ ou carcinoma espinocelular invasivo, as leucoplasias são mais comuns do que as eritroplasias. A alternativa D é incorreta, pois a eritroplasia geralmente é assintomática e pode sim estar associada a uma leucoplasia adjacente. É devido a ausência de ceratinização que permite que a microvasculatura subjacente seja evidenciada, o que explica a coloração vermelha e o tecido conjuntivo subjacente frequentemente apresenta inflamação crônica. A alternativa E é incorreta, pois o nevo branco esponjoso é uma genodermatose, ou seja, uma doença cutânea determinada geneticamente, surge geralmente no nascimento ou no início da infância ou até mesmo na adolescência.

15. Considerando o diagnóstico oral e o líquen plano, é CORRETO afirmar que
A) é uma desordem comum do epitélio escamoso estratificado que pode acometer as mucosas oral e genital, a pele, as unhas e o couro cabeludo.
B) afeta raramente mulheres com mais de cinquenta anos de idade, não sendo possível o diagnóstico clínico, mas não é preocupante, pois é uma doença autoimune crônica sem nenhum potencial de malignização.
C) não se relaciona com o estresse psicológico, ansiedade nem trauma mecânico (fenômeno de Koebner).
D) é bastante raro e apresenta apenas duas formas clínicas clássicas descritas na literatura: reticular e erosiva.
E) está contraindicado o uso do corante de azul de toluidina, pois não há possibilidade de transformação maligna, e a biópsia não é necessária.

Comentário: A alternativa correta é a A. Alternativa B é incorreta, mulheres na 5º e 6º década de vida são mais afetadas, o diagnóstico no caso do líquen plano reticular pode ser realizado apenas com os achados clínicos, mas no caso do líquen plano erosivo algumas vezes é difícil estabelecer o diagnóstico apenas com os achados clínicos, então pode ser necessária a realização da biópsia para verificar outras hipóteses como lúpus eritematoso, estomatite ulcerativa crônica entre outras doenças erosivas ou ulcerativas ou até mesmo alterações pré-malignas ou malignas. A alternativa C está incorreta, o líquen plano se relaciona com o estresse psicológico ansiedade. A alternativa D está incorreta pois, o líquen plano é relativamente comum. Alternativa E é incorreta, há possibilidade de transformação maligna, tem situações em que a biópsia é necessária sim e o azul de toluidina não é contraindicado.

16. Considerando o diagnóstico oral, as doenças orais e as doenças sistêmicas, é CORRETO afirmar que a análise da saliva
A) tem uma única finalidade que é a de identificar indivíduos com doença, mas não serve para seguir o progresso do indivíduo afetado nem avaliar a efetividade do tratamento empregado.
B) pode ser útil na avaliação do risco de cárie e também no diagnóstico de outras doenças, utilizando métodos sialométricos e sialoquímicos.
C) permite, apenas, a pesquisa de agentes biológicos virais, bacterianos e fúngicos.
D) serve, exclusivamente, para detectar marcadores biológicos úteis no diagnóstico e prognóstico do câncer.
E) não contribui para o diagnóstico de doenças, pois não permite o exame de níveis de elementos inorgânicos nem orgânicos nem dosagens hormonais.

Comentário: A alternativa B é a correta. As alternativas A, C, D e E estão incorretas, pois a análise da saliva tem muitas finalidades, serve para seguir o progresso do indivíduo afetado e avaliar a efetividade do tratamento. Serve também para detectar marcadores biológicos úteis no diagnóstico e prognóstico do câncer. Permite pesquisar agentes biológicos virais, bacterianos e fúngicos, mas como já dito, essa não é a única finalidade dessa análise. A análise da saliva contribui para o diagnóstico de doenças e permite o exame de níveis de elementos inorgânicos, orgânicos e dosagens hormonais.

17. Considerando a semiologia e a semiotécnica empregadas na odontologia e a eficácia dos testes de diagnóstico, é CORRETO afirmar que
A) a precisão e a exatidão são ilusórias e, por isso, não devem ser consideradas.
B) a sensibilidade e a especificidade diagnóstica são importantes e devem ser avaliadas.
C) a eficácia do resultado para o paciente não influencia a tomada de decisão profissional.
D) o valor preditivo e a eficiência do teste são sempre irrelevantes.
E) importam apenas o custo e o benefício, independentemente da precisão ou sensibilidade ou especificidade.

Comentário: A alternativa  B é a correta. As alternativas A, C, D e E estão incorretas, pois a precisão e a exatidão são importantes e devem ser consideradas. A eficácia do resultado para o paciente influencia a tomada de decisão profissional. O valor preditivo e a eficiência do teste são pontos importantes e relevantes. O custo e benefício, precisão ou sensibilidade ou especificidade são importantes.

18. Considerando as lesões orais e as manifestações sistêmicas, é CORRETO afirmar que
A) a síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica, caracterizada por ceratoconjuntivite seca e disfunção nas glândulas lacrimais, entretanto não compromete as glândulas salivares nem se relaciona com a xerostomia.
B) em doentes com Diabetes Mellitus, está documentado na literatura, apenas, o aumento da frequência de doença periodontal.
C) a literatura é unânime, ao registrar que as doenças da cavidade oral não apresentam efeitos sistémicos a exemplo de doenças respiratórias e cardiovasculares.
D) o vírus Epstein-Barr (EBV) está relacionado com a ocorrência de mononucleose infecciosa e leucoplasia pilosa oral, bem como associado com vários tipos de neoplasias malignas linfoides e epiteliais.
E) o problema bucal mais comum e mais prevalente encontrado nos portadores de Diabetes Mellitus é, exclusivamente, a cárie dental.

Comentário: A alternativa correta é a letra D. A alternativa A está incorreta pois, a síndrome de Sjögren compromete as glândulas salivares e está relacionada a xerostomia. A alternativa B está incorreta, a literatura relata quanto às manifestações bucais em doentes com Diabetes Mellitus o aumento da frequência de doença periodontal, mas também outras situações podem ocorrer, como por exemplo, hálito cetônico, cicatrização demorada após cirurgia, maior risco de infecção, sialodenose diabética, etc. A alternativa C está incorreta, as doenças da cavidade oral apresentam efeitos sistêmicos. A alternativa E está incorreta, a doença periodontal é o problema mais comum e mais prevalente (embora não o único) encontrado nos portadores de Diabetes Mellitus.

19. Sobre as lesões orais e as manifestações sistêmicas, é CORRETO afirmar que
A) a presença de osteomas e dentes supranumerários são incomuns em portadores da síndrome de Gardner.
B) lesões orais não têm nenhuma relação com a doença de Parkinson nem com a bulimia nervosa.
C) a doença de Crohn não repercute oralmente, pois não existem lesões extraintestinais.
D) a erosão dental e a síndrome da ardência bucal podem se relacionar com a doença do refluxo gastroesofágico.
E) a xerostomia é uma condição relacionada a lesões orais e decorre, exclusivamente, da Síndrome de Sjogren.

Comentário: A alternativa D é a correta. A alternativa A está incorreta, osteomas e dentes supranumerários são comuns em portadores da síndrome de Gardner. A alternativa B está incorreta, lesões orais possuem relação com a doença de Parkinson e com a bulimia nervosa. A alternativa C está incorreta, a doença de Crohn tem repercussão oral. A alternativa E está incorreta, apesar da xerostomia de fato ter relação com a Síndrome de Sjögren, não decorre unicamente dessa síndrome.

20. Sobre os cuidados paliativos em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) é uma abordagem terapêutica, centrada no alívio do sofrimento, mas, a odontologia não contribui para a otimização dos cuidados paliativos, pois apenas o médico e o enfermeiro devem ajudar o paciente e sua família frente às mudanças impostas pela doença.
B) estão centrados no alívio do sofrimento, voltados, exclusivamente, para problemas de natureza psicossocial e espiritual, portanto cuidados com a boca são desnecessários.
C) visam à manutenção da saúde bucal, através da preservação do periodonto, dentes, restaurações, próteses e implantes, já que a gradativa redução da capacidade funcional, promovida pelo agravamento da doença, pode levar a déficit de autolimpeza.
D) só deverão intervir no alívio da dor, quando complicações bucais já estiverem instaladas, pois não há como prevenir, e não adianta orientar aos cuidadores, pois o cuidado oral deverá ser realizado exclusivamente pelo cirurgião-dentista.
E) é uma abordagem terapêutica baseada na tecnologia, permeada pela despersonalização do indivíduo, instrumentalização das ações e tratamento centrado na doença.

Comentário: A alternativa C é a correta. A alternativa A está incorreta, além do alívio do sofrimento cuidados paliativos promove qualidade de vida para o paciente, a odontologia contribui para a otimização dos cuidados paliativos. O cuidado com o paciente acontece com uma equipe multidisciplinar, não apenas com o médico e o enfermeiro. A alternativa B está incorreta, os cuidados com a boca são necessários. A alternativa D está incorreta, deve-se prevenir complicações bucais e orientar os cuidadores, o cuidado oral não é exclusivo do cirurgião-dentista. A alternativa E está incorreta, a abordagem deve centrar-se no indivíduo, cada um tem as suas vivências, crenças e cultura e tudo isso deve ser levado em consideração.

21. Sobre os cuidados paliativos em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) essa assistência só é possível em hospital de grande porte com equipe multiprofissional em que o cirurgião-dentista esteja inserido.
B) a falta de assistência odontológica pode trazer complicações da saúde bucal e geral de pacientes dependentes, com risco de vida e prejuízo da qualidade de vida.
C) toda e qualquer assistência odontológica só poderá ser realizada dentro do consultório odontológico com todos os equipamentos e cuidados de biossegurança.
D) considerando o quadro sistêmico e a assistência em cuidados paliativos, o único procedimento odontológico admissível é a exodontia generalizada.
E) é impossível prover a assistência odontológica de forma segura e eficiente ao indivíduo sob cuidados paliativos e, por isso, o cirurgião-dentista não integra as equipes multiprofissionais.

Comentário: A alternativa B é a correta. As alternativas A e C estão incorretas. Essa assistência pode ser realizada em outros espaços além do hospital de grande porte e do consultório odontológico. A alternativa D está incorreta, diversos procedimentos podem ser realizados. A alternativa E está incorreta, o cirurgião-dentista faz parte de equipes multiprofissionais, aos indivíduos sob cuidados pacientes o cirurgião-dentista deve prover assistência odontológica de forma segura e eficiente.

22. Sobre a terapêutica medicamentosa em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) em asmáticos podem ser absolutamente contraindicados, a depender da gravidade da doença e do seu nível de controle.
B) o antibiótico deve apresentar efetividade frente ao microorganismo causador da infecção, independentemente de padrões farmacocinéticos ou boa tolerância e efeitos adversos.
C) o desenvolvimento de resistência a uma determinada droga não se relaciona com a resistência cruzada a todos os antibióticos pertencentes ao mesmo grupo.
D) o antibiótico deve sempre interagir com outras substâncias (interação medicamentosa) e possuir efeito residual curto para melhor atuação no controle das infecções de origem odontogênica.
E) a resistência bacteriana a determinado antibiótico é sempre classificada como adquirida em consequência da mutação na composição genética da célula bacteriana, induzida pelo antibiótico, determinando a resistência infecciosa às drogas.

Comentário: A alternativa correta é a A. A alternativa B está incorreta, deve-se levar em consideração os padrões farmacocinéticos ou boa tolerância e efeitos adversos. A alternativa C está incorreta, a resistência a uma determinada droga tem relação com a resistência cruzada. A alternativa D está incorreta, interação medicamentosa e efeito residual curto nem sempre são reações desejadas no controle das infecções de origem odontogênica. A alternativa E está incorreta, há várias formas de classificação e podem ser adquirida por vários meios.

23. Considerando a terapêutica medicamentosa em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) cabe ao cirurgião-dentista a prescrição de medicamentos apenas manualmente em receita comum, estando vetado o uso de receita magistral ou de controle especial.
B) a competência legal do cirurgião-dentista (CD) para prescrever está prevista na Lei nº 5.081/69 que regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil.
C) a prescrição de medicamentos de controle especial encontra-se na Portaria 334/99 do Ministério da Saúde, permitindo-se a indicação pelo cirurgião-dentista de fármacos entorpecentes e psicotrópicos.
D) segundo a Organização Mundial de Saúde, as prescrições devem conter, apenas, o nome, endereço, telefone e assinatura do prescritor, nome, endereço e idade do paciente, nome genérico ou comercial e concentração do fármaco.
E) as prescrições devem conter a forma farmacêutica e quantidade total do fármaco a ser utilizado, instruções, advertências e data, além da denominação genérica do medicamento, escrita legível, sem rasuras e com a identificação completa do medicamento, paciente e profissional.

Comentário: A alternativa correta é a E.  As alternativas A e C estão incorretas, o cirurgião-dentista pode prescrever qualquer classe de medicamentos que tenha indicação comprovada em odontologia, inclusive os de uso controlado.  A receita pode ser digitada ou manuscrita de forma legível. A Portaria nº 344/1998 define que o cirurgião-dentista pode prescrever substâncias e medicamentos sujeitos ao controle especial somente para uso odontológico. A alternativa B é incorreta, é Lei nº 5.081/66. A alternativa D está incorreta, pois não são apenas essas informações que devem constar na prescrição.

24. Sobre a terapêutica medicamentosa em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) segundo a Organização Mundial da Saúde, psicofármacos ou drogas psicotrópicas são substâncias psicoativas que agem diretamente no Sistema Nervoso Central e, por esse motivo, não cabe ao cirurgião-dentista a prescrição delas.
B) os analgésicos opioides podem ser prescritos pelo cirurgião-dentista e são utilizados em odontologia em casos de dores agudas e fortes.
C) os benzodiazepínicos são os ansiolíticos de última escolha utilizados para controle da ansiedade e medo, e estão contraindicados na odontologia pela ausência de segurança clínica.
D) os anticonvulsivantes e antidepressivos tricíclicos são contraindicados na odontologia especialmente, por piorarem o quadro clínico de dores crônicas temporomandibulares.
E) os anticonvulsivantes são utilizados, exclusivamente, em casos de cefaleia, e no tratamento da síndrome da ardência bucal, assim como os antipsicóticos e benzodiazepínicos.

Comentário: A alternativa correta é a B. A alternativa A está incorreta, como já dito, o cirurgião-dentista pode prescrever qualquer classe de medicamentos que tenha indicação comprovada em odontologia, inclusive os de uso controlado. A alternativa C está incorreta, na clínica odontológica, os benzodiazepínicos são os ansiolíticos mais empregados para se obter a sedação mínima por via oral. A alternativa D está incorreta, os anticonvulsivantes e antidepressivos tricíclicos não estão contraindicados, e antidepressivos podem auxiliar no quadro clínico de dores cônicos temporomandibulares. A alternativa E está incorreta, devido ao uso da palavra "exclusivamente" na frase, o que restringe o uso dos anticonvulsivantes.

25. Acerca da anestesiologia em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) Cloridrato de Bupivacaína apresenta potência maior que a lidocaína e uma toxicidade menor, sendo bastante utilizado em recintos hospitalares.
B) a anestesia local ocasiona um bloqueio irreversível da condução nervosa, determinando perda das sensações e alteração do nível de consciência.
C) os anestésicos locais não apresentam toxicidade nem mesmo se houver uma superdosagem ou por injeção acidental do anestésico nos vasos sanguíneos.
D) as substâncias vasoconstritoras pertencem a um único grupo farmacológico denominado de aminas simpatomiméticas.
E) as propriedades físico-químicas de cada anestésico local não interferem na ação, na potencialidade nem na duração da anestesia.

Comentário: A alternativa correta é a A. A alternativa B está incorreta, se fosse irreversível e provocasse danos desse nível de forma permanente não seria utilizada. A alternativa C está incorreta, os anestésicos locais possuem toxicidade por isso é importante utilizá-lo de forma correta. A alternativa D está incorreta, no Brasil, o cirurgião-dentista dispõe de soluções anestésicas locais que contêm vasoconstritores de dois tipos: aminas simpatomiméticas ou felipressina. A alternativa E está incorreta, as propriedades físico químicos dos anestésicos locais interferem na ação, na potencialidade e duração da anestesia.

26. Considerando a anestesiologia em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) a anafilaxia é uma emergência bastante comum em odontologia, sobretudo quando associada à anestesia local.
B) a literatura confirma a alta taxa de mortalidade em virtude de complicações associadas à anestesia local, em consultórios cirúrgicos odontológicos.
C) não há como prevenir a mortalidade nem a morbidade, associadas à anestesia local em odontologia, em adultos e crianças.
D) alguns dos eventos adversos relacionados à anestesia local são potencialmente sérios e, até mesmo, letais, tendo como causa mais comum a superdosagem absoluta ou relativa dos agentes empregados.
E) a superdosagem dos vasoconstritores, que geralmente são incorporados às soluções anestésicas locais, não se relaciona com o aumento brusco da pressão arterial, seguido de hemorragia intracraniana, em pacientes suscetíveis.

Comentário: A alternativa correta é a D. A alternativa A está incorreta, a anafilaxia é rara na odontologia. A alternativa B está incorreta, não há uma alta taxa de mortalidade devido a complicações associadas a anestesia local em odontologia. A alternativa C está incorreta, seguindo as devidas precauções de uso e dosagem pode-se prevenir a morbidade e mortalidade associadas à anestesia local apesar dos baixíssimos índices de morbidade e mortalidade. A alternativa E está incorreta, a superdosagem dos vasoconstritores se relaciona com o aumento brusco da pressão arterial. 

27. Considerando a anestesiologia em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) se deve evitar o uso de anestésicos à base de prilocaína (Citanest® e congêneres) em pacientes anêmicos, principalmente no caso da anemia falciforme, devido ao fato de componentes desse sal anestésico provocar oxidação da hemoglobina.
B) anestésicos locais contendo a epinefrina e seus derivados, como vasoconstritor, devem ser sempre utilizados em pacientes cardiopatas.
C) em gestantes, está contraindicada a lidocaína a 2% com adrenalina (1:100.000) bem como a aplicação de qualquer outro anestésico local, tópico ou injetável.
D) em indivíduos cardiopatas, o tipo de comprometimento cardiovascular não interfere e, portanto, não deve ser considerado na escolha do anestésico local.
E) em um paciente hemofílico, estão indicadas as anestesias tronculares e os bloqueios os quais devem ser realizados de modo rápido, estando contraindicadas a injeção intrapapilar e intraligamentar.

Comentário: A alternativa correta é a A. As alternativas B e D estão incorretas, após a infiltração na maxila ou o bloqueio mandibular, a epinefrina promove a constrição dos vasos das redes arteriolar e venosa da área injetada por meio da estimulação dos receptores α1. Ao ser absorvida para a corrente sanguínea, e dependendo do volume injetado, também interage com receptores β1 no coração, aumentando a frequência cardíaca, a força de contração e o consumo de oxigênio pelo miocárdio. Por outro lado, produz dilatação das artérias coronárias, levando a um aumento do fluxo sanguíneo coronariano. A epinefrina liga-se ainda aos receptores β2, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos da musculatura esquelética. Por essas ações, a dosagem de epinefrina deve ser minimizada para os pacientes com doença cardiovascular, particularmente as doenças cardíacas isquêmicas, como a angina do peito ou história de infarto do miocárdio. A alternativa C está incorreta, o lidocaína a 2% com adrenalina (1:100.000) está indicada para gestantes, nem todo anestésico local, tópico ou injetável pode ser empregado durante a gestação. A alternativa E está incorreta, em pacientes hemofílicos sempre que possível, a anestesia troncular deve ser evitada, dando-se preferência às anestesias infiltrativas, intrapulpar e intraligamentar.

28. Considerando os distúrbios de crescimento e desenvolvimento celular e os processos neoplásicos, é CORRETO afirmar que
A) a hiperplasia fibroepitelial inflamatória oral, em geral, relaciona-se a fatores inflamatórios crônicos locais de baixa intensidade.
B) leucoplasias, eritroplasias e leucoeritroplasias nunca apresentam alterações histopatológicas displásicas.
C) células displásicas epiteliais não apresentam alteração nem de maturação nem de proliferação celular.
D) a hipoplasia do esmalte decorre da formação completa da matriz orgânica do esmalte e clinicamente se apresenta como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras.
E) a displasia epitelial grave ou severa é caracterizada, histopatologicamente, pela presença de alterações celulares mínimas, comprometendo apenas o início da camada celular basal.

Comentário: A alternativa A está correta. A alternativa B está incorreta podem apresentar alterações histopatológicas displásicas. Alternativa C está incorreta, células displásicas epiteliais podem apresentar alteração de maturação e de proliferação celular. Alternativa D está incorreta, a hipoplasia do esmalte decorre da formação incompleta ou deficiente da matriz orgânica do esmalte e clinicamente se apresenta como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras. A alternativa E está incorreta, a displasia epitelial severa ou grave tem muitas alterações, ela demonstra alterações desde a camada basal até um nível acima da porção média do epitélio. Algumas vezes a displasia poderá ser observada estendendo-se para dentro do ducto de uma glândula salivar menor, especialmente em lesões do assoalho bucal.

29. Considerando os distúrbios de crescimento e desenvolvimento celular e os processos neoplásicos, é CORRETO afirmar que
A) a metaplasia escamosa é considerada uma adaptação celular potencialmente maligna, pois sempre maligniza após quatro anos.
B) processos hiperplásicos celulares ocorrem independentemente da capacidade mitótica celular e sempre incorrem em alterações e perdas do padrão morfológico celular.
C) a adesão celular está envolvida, apenas, nos eventos de proliferação e diferenciação celular, e qualquer alteração nesses processos não repercute no comportamento celular.
D) células com fenótipo transformado podem ocasionar uma proliferação e diferenciação celular descontroladas e promover células com alterações malignas.
E) as alterações no equilíbrio homeostático tecidual por algum fator agressor podem promover adaptações celulares, entretanto não há modificação morfológica nem bioquímica nem involução.

Comentário: A alternativa correta é a D. As alternativas A, B, C e E estão incorretas. A metaplasia é uma alteração reversível onde um tipo de célula adulta, epitelial ou mesenquimal é substituída por outro tipo de célula adulta, e não maligniza após 4 anos. Os processos hiperplásicos celulares consistem no aumento no número de células (proliferação) em um tecido ou órgão, então, ocorrem dependendo da capacidade mitótica celular, não é comum que tenham alterações ou perdas do padrão morfológico celular. A adesão celular está envolvida, nos eventos de proliferação e diferenciação celular e também em outros eventos, qualquer alteração nesses processos repercute no comportamento celular. As alterações no equilíbrio homeostático tecidual por algum fator agressor podem promover adaptações celulares, podendo haver modificação morfológica, bioquímica e/ou involução.

30. Sobre as especialidades odontológicas e as terapias integrativas complementares, é CORRETO afirmar que
A) a fitoterapia aplicada à odontologia não contribui para o tratamento nem para a prevenção de patologias bucais e, por isso, não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
B) a odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo exclusivo e único o diagnóstico e o tratamento dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente.
C) a Resolução do Conselho Federal de Odontologia - CFO-160/2015 reconhece a acupuntura, a homeopatia e a odontologia do esporte como especialidades odontológicas.
D) a odontologia hospitalar compreende unicamente um conjunto de ações diagnósticas e terapêuticas de doenças orofaciais em pacientes em ambiente hospitalar.
E) cabe à implantodontia apenas restabelecer a estética do sorriso perdida devido à ausência de um ou mais dentes anteriores, independentemente da função de fala ou da mastigação.

Comentário: A alternativa C é a correta. A alternativa A está incorreta, a fitoterapia aplicada à odontologia contribui para o tratamento e prevenção de patologias bucais e, está disponível no SUS. A alternativa B está incorreta, a odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente, a educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde. A alternativa D está incorreta, a Odontologia Hospitalar compreende um conjunto de ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças orofaciais, manifestações bucais de origem sistêmicas ou de sequelas de seus respectivos tratamentos, em pacientes em ambiente hospitalar (internados ou não) ou em assistência domiciliar, inseridas no contexto de atuação da equipe multiprofissional, visando à manutenção da saúde bucal e à melhoria da qualidade de vida. A alternativa E está incorreta, a implantodontia é a área da odontologia que busca restabelecer as funções de mastigação e estética perdida por ausência de 1 ou mais dentes. Depois do procedimento operatório, os implantes devem oferecer estabilidade e segurança durante a mastigação ou fala.

31. Acerca dos agravos e condições bucais, é CORRETO afirmar que
A) a cárie dentária não tratada na dentição decídua não é relevante, pois o cuidado deve ser voltado exclusivamente para a prevenção e tratamento da cárie dentária na dentição permanente.
B) a periodontite é uma infecção gengival grave, bastante incomum que danifica as gengivas, mas não consegue destruir o osso maxilar e está relacionada exclusivamente a condições genéticas e hereditárias, mas raramente leva à perda do dente, pois não se relaciona com a higienização local.
C) o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD) e o Índice Periodontal Comunitário (IPC) não são recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a avaliação da cárie e da doença periodontal, pois estas deixaram de ser prevalentes na população.
D) o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD) e Índice Periodontal Comunitário (IPC) que eram recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) avaliam também a maneira como a saúde bucal afeta a vida diária dos indivíduos.
E) a cárie dentária, o desgaste dentário erosivo, as maloclusões e os defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário infantis podem estar associados a exposições nutricionais e práticas alimentares no período dos primeiros 1.000 dias de vida.

Comentário: A alternativa correta é a E. A alternativa A está incorreta, a cárie dentária não tratada na dentição decídua é relevante, pois o cuidado para a prevenção e tratamento da cárie dentária deve ser realizado tanto para na dentição permanente como para a dentição decídua. A alternativa B está incorreta, a periodontite é uma infecção gengival grave, bastante comum que danifica as gengivas, consegue destruir o osso maxilar e pode estar relacionada a condições genéticas e hereditárias, pode levar à perda do dente e se relaciona com a higienização local. A alternativa C está incorreta, o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD) e o Índice Periodontal Comunitário (IPC) são recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a avaliação da cárie e da doença periodontal. A alternativa D está incorreta, o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD) e Índice Periodontal Comunitário (IPC) que são recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) não avaliam a maneira como a saúde bucal afeta a vida diária dos indivíduos.

32. Considerando os agravos e as condições bucais, é CORRETO afirmar que
A) apenas as pulpites, as fraturas (coronárias/radiculares) e as pericoronarites se relacionam com as odontalgias, sendo raros os casos decorrentes de sensibilidade dentinária.
B) doenças não odontogênicas podem causar dor parecida com a dor de dente, como a sinusopatia maxilar, a neuralgia trigeminal, o infarto agudo do miocárdio e as cefaleias primárias.
C) a doença periodontal apresenta efeitos agudos e crônicos restritos à cavidade bucal, não se relacionando com complicações sistêmicas cardíacas nem pulmonares.
D) as maloclusões dentárias não se relacionam com ruídos articulares durante a abertura e o fechamento bucal nem com dores de cabeça nem de ouvido.
E) as fraturas do seio frontal são sempre afundadas, decorrentes de brigas e podem comprometer um músculo do olho, mas nunca alteram a motilidade ocular, e a rinoliquorragia é bastante rara.

Comentário: A alternativa B é a correta. A alternativa A está incorreta, outras condições além das descritas na alternativa se relacionam com odontalgias e não são raros casos decorrentes de sensibilidade dentinária. A alternativa C está incorreta, a doença periodontal está relacionada a complicações sistêmicas cardíacas e pulmonares. A alternativa D está incorreta, as maloclusões dentárias podem estar relacionadas com ruídos articulares durante a abertura e com o fechamento bucal e com dores de cabeça nem de ouvido. A alternativa E está incorreta, as fraturas do seio frontal não são sempre afundadas, pode alterar a motilidade ocular, e a rinoliquorragia é não é incomum.
 
33. Sobre os agravos e as condições bucais, é CORRETO afirmar que
A) o tratamento do câncer de boca associa sempre a cirurgia e a radioterapia, mas nunca é mutilador, pois vincula também a quimioterapia.
B) as únicas condições clínicas associadas à dor orofacial são dores de dentes e de tecidos periodontais, além da disfunção temporomandibular (muscular ou articular).
C) o câncer pode se desenvolver em qualquer parte da boca e está sempre relacionado ao uso de tabaco, uso abusivo de álcool e infecção por papilomavírus humano (HPV).
D) a maloclusão não se relaciona com a postura corporal nem com a respiração, pois é um problema exclusivo de posicionamento dentário.
E) a dor orofacial pode ser referida na região da cabeça e/ou pescoço, ou mesmo, estar associada a cervicalgias, cefaleias primárias, fibromialgia e doenças reumáticas, como artrite reumatoide.

Comentário: A alternativa correta é a E. A alternativa A está incorreta, o tratamento do câncer de boca pode associar em algumas situações a cirurgia e a radioterapia, também pode ser realizada a quimioterapia, podendo ser sim mutilador. A alternativa B está incorreta, as condições mencionadas são só as mais frequentes entre as várias condições clínicas associadas à dor orofacial. A alternativa C está incorreta, o câncer de boca é uma doença multifatorial, apesar dos fatores apresentados na alternativa serem importantes, não são os únicos envolvidos no processo e nem sempre terão alguma relação com o caso. A alternativa D está incorreta, a maloclusão se relaciona com a postura corporal, com a respiração, é um problema do sistema estomatognático, que provêm do mau desenvolvimento e relacionamento das estruturas que o compõe.

34. Acerca dos agravos e das condições bucais, é CORRETO afirmar que
A) as regiões norte e nordeste do Brasil apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade, decorrentes do câncer de boca para cada ano do triênio 2020-2022.
B) não existem nacionalmente ações preventivas nem campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal.
C) em fraturas faciais, os ossos nasais são menos comumente acometidos assim como o arco zigomático e o osso frontal.
D) não há relação entre a doença periodontal e alterações hormonais, como em mulheres gestantes, o período da menopausa, a osteoporose e outras deficiências sistêmicas e ósseas.
E) o câncer da boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é constituído por células atípicas, malignas, sendo a maioria dos casos diagnosticada em estágios avançados.

Comentário: A alternativa correta é a E. A alternativa A está incorreta, as regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas. A alternativa B está incorreta, existem nacionalmente ações e campanhas. A alternativa C está incorreta, nas fraturas faciais o nariz por sua posição e quantidade menor de força necessária para causar um trauma nesse osso é comumente acometido em casos de traumas faciais. A alternativa D está incorreta, há relação entre a doença periodontal e alterações hormonais.

35. Sobre as urgências em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) um dos tipos menos comuns de urgência é a lesão traumática em dentes permanentes, especialmente a fratura coronária, sendo os dentes anteriores superiores, em especial os incisivos centrais, os menos frequentemente acometidos.
B) fraturas dentárias parecem mais comuns na dentição decídua, enquanto luxações e especialmente intrusões predominam na dentição permanente, sempre acompanhadas de dor, e raramente ocorre a perda de função, da estética ou a necrose pulpar.
C) determinar a etiologia do quadro de pericementite é fundamental para a sanidade do caso, já que, se for aguda e causada por traumatismo dentário, tais como restaurações altas, falta de ajuste oclusal, contato prematuro, dentre outros, o simples desgaste do contato é suficiente para devolver normalidade aos tecidos.
D) o trauma dentário é uma ocorrência bastante complexa e envolve sempre apenas uma especialidade odontológica que é a cirurgia, embora o tratamento seja complexo, e o prognóstico, sempre excelente.
E) os traumatismos dentários acometem, principalmente, adultos e idosos, e alguns fatores anatômicos aumentam a susceptibilidade às injúrias dentárias, e, entre eles, estão a oclusão do tipo classe III de Angle.

Comentário: A alternativa C é a correta. A alternativa A está incorreta, pois dentes incisivos centrais superiores são os mais frequentemente acometidos em caso de trauma. A alternativa B está incorreta, pois a depender do tipo de fratura pode apresentar dor, perda de função, da estética ou necrose pulpar. Luxações principalmente intrusões predominam na dentição decídua e fraturas dentárias na permanente. A alternativa D está incorreta, o trauma dentário pode envolver várias especialidades, o prognóstico dependerá de vários fatores, incluindo o tipo de trauma. A alternativa E está incorreta, pois traumas dentários acometem principalmente crianças, entre os fatores anatômicos que aumentam a susceptibilidade estão a oclusão do tipo classe II de Angle, o overjet excedendo 4mm, mordida aberta, lábio superior curto ou hipotônico e respiradores bucais. 

36. Sobre as urgências em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) a dor dental é sempre contínua frente ao calor ou frio ou relacionado ao toque e não desaparece, até que ocorra a avulsão dental sempre indicada nesses casos álgicos.
B) quando o paciente relata dor à mastigação, o exame de percussão deverá ser realizado da forma mais intensa e vigorosa tanto no dente referido quanto nos dentes vizinhos, para provocar a exacerbação do quadro doloroso.
C) o paciente sempre consegue identificar o local da dor e responder corretamente aos estímulos realizados pelo cirurgião dentista, tornando bastante fácil o diagnóstico, mesmo em quadros mais intensos e difusos.
D) o teste clínico de percussão dentária visa à localização da dor e sua intensidade, e quando é realizada no longo eixo do dente e é sintomática, provavelmente a sede da patologia encontra-se na região do periápice.
E) independentemente das condições de aparecimento da dor dental, intensidade, localização e duração da dor relatada pelo paciente, é impossível inferir o diagnóstico provável sem a imagem da tomografia computadorizada.

Comentário: A alternativa correta é a D. A alternativa A está incorreta, dispensa comentários. A alternativa B está incorreta, quando o paciente relata dor a mastigação, o exame de percussão deve ser realizado da forma mais leve possível para evitar exacerbação exagerada do quadro doloroso. A alternativa C está incorreta, pois nem sempre o paciente consegue identificar o local da dor, o diagnóstico é complexo. A alternativa E está incorreta, a tomografia computadorizada é um exame complementar, nem sempre é necessário solicitá-lo para fechar o diagnóstico. Este dependerá das condições de aparecimento da dor dental, intensidade, localização e duração da dor relatada.

37. Sobre as urgências em odontologia, é CORRETO afirmar que
A) o abscesso pericoronário não é relevante, pois não se relaciona com fístulas extraorais, abscesso peritonsilar, celulite, angina de Ludwig ou qualquer outro quadro grave.
B) a alveolite seca é diferente do alvéolo seco e da osteíte alveolar, pois se inicia sempre entre 4h e 6h após a exodontia, em decorrência, única e exclusiva, da higiene pós-operatória precária.
C) raramente são observadas assimetrias faciais decorrentes do inchaço causado pelo abcesso dentoalveolar, pois, em geral, esse abscesso involui espontaneamente e não requer intervenção.
D) o quadro de periodontite não tratada não se relaciona com abscessos periodontais, pois estes decorrem, exclusivamente, da virulência das bactérias envolvidas no processo.
E) os abscessos de origem dentária possuem diferentes estágios e podem ser classificados como intraósseo, subperiosteal e submucoso, ou, ainda em fase inicial, em evolução e evoluído.

Comentário: A alternativa E é a correta. A alternativa A está incorreta, pois o abscesso pericoronário é relevante e pode estar relacionado com as patologias indicadas. A alternativa B está incorreta, pois o período de tempo é superior ao indicado e decorre de vários fatores. A alternativa C está incorreta, é comum observar assimetrias faciais decorrentes do inchaço causado pelo abscesso dentoalveolar, esse abscesso requer intervenção. A alternativa D está incorreta, a periodontite não tratada pode estar relacionada com abscessos periodontais, estes decorrem da evolução de uma bolsa periodontal, lesão endopério ou complicação de fratura ou fissura radicular.

38. Considerando a adequação comportamental do paciente para atendimento odontológico, é CORRETO afirmar que
A) pacientes com fobia ao tratamento odontológico podem ser tranquilizados através da verbalização e, se necessário, usar pré-medicação para o controle dos episódios de ansiedade.
B) pacientes ansiosos devem ser encaminhados para o médico psiquiatra, e, somente após seis meses de uso de antidepressivos, poderá ser agendado atendimento odontológico.
C) a única técnica de manejo do comportamento para pacientes com síndrome de Down é o controle de voz com atenção para apneias e paradas respiratórias.
D) pacientes com deficiência visual na primeira consulta devem ser abraçados e conduzidos pelo braço para o rápido posicionamento na cadeira odontológica.
E) os portadores de transtorno obsessivo-compulsivo sempre são receptivos, colaborativos e de fácil manejo odontológico, estando indicado o atendimento coletivo simultâneo, não sendo necessária nenhuma atenção ou cuidado especial.

Comentário: A alternativa correta é a A. As alternativas B, C, D e E estão incorretas. Pacientes ansiosos não precisam ser encaminhados para o psiquiatra nem realizar o tratamento depois de 6 meses de uso de antidrepressivos. Na odontologia há várias técnicas para o manejo do paciente. Pacientes com deficiência visual na primeira consulta não precisam ser abraçados e conduzidos pelo braço, e portadores de transtorno obsessivo-compulsivo nem sempre são receptivos, colaborativos e de fácil manejo, não é indicado o atendimento coletivo simultâneo, para esses casos pode ser necessária alguma atenção ou cuidado especial.

39. Acerca da adequação comportamental do paciente para atendimento odontológico, é CORRETO afirmar que
A) é importante aumentar a estimulação sensorial como luz forte, sons e odores, durante o atendimento do indivíduo autista e do epilético.
B) se podem adotar, para o portador de paralisia cerebral, as técnicas de manejo do comportamento, como: dizer-mostrar-fazer, reforço positivo, controle de voz e dessensibilização.
C) se recomenda ampliar o tempo de espera na recepção, utilizar comandos claros, curtos e simples, empregando palavras que provoquem medo para melhor adesão ao tratamento.
D) o tratamento sob anestesia geral, em ambiente hospitalar não é recomendado, quando não for conseguido o condicionamento.
E) a única técnica de manejo do comportamento que deve ser sempre utilizada durante o atendimento odontológico do indivíduo autista é a técnica “mão sobre a boca”.

Comentário: A alternativa B é a correta. A alternativa A está incorreta, deve-se diminuir a estimulação sensorial no atendimento de autistas e epilépticos. A alternativa C está incorreta, é recomendado encurtar o tempo de espera na recepção, não utilizar palavras que provoquem medo. A alternativa D está incorreta, em casos em que as técnicas de condicionamento são forem efetivas o tratamento deverá ser realizado sob anestesia geral, em ambiente hospitalar. A alternativa E está incorreta, a American Academy of Pediatric Dentistry reconhece certas indicações e contraindicações para a técnica "mão sobre a boca". Indica-se em casos de criança normal, de três anos ou mais, saudável, que é madura o suficiente para compreender as direções do dentista e cooperar com as expectativas da consulta, mas que chega ao consultório gritando, agressiva e histérica, apresentando um comportamento hostil e desregrado frente ao tratamento dental.

40. Considerando a adequação comportamental do paciente para atendimento odontológico, é CORRETO afirmar que
A) o atendimento odontológico do paciente portador de paralisia cerebral só é possível sob anestesia geral.
B) as consultas devem ser rápidas, evitando, assim, fadiga muscular do paciente com paralisia cerebral.
C) a única técnica de manejo do comportamento em que há 100% de sucesso frente a qualquer distúrbio mental ou físico é dizer-mostrar-fazer.
D) não é preciso conversar nem explicar os procedimentos, e todo paciente “cadeirante” deve sempre ser atendido na própria cadeira de rodas.
E) no caso de indivíduos não colaborativos, recomenda-se usar contenção física, independentemente de consentimento, a fim de controlar os movimentos involuntários do paciente e evitar acidentes.

Comentário: A alternativa B é a correta. A alternativa A está incorreta, pois pode-se realizar o atendimento sem a anestesia geral. A alternativa C está incorreta, pois existem outras técnicas, cada uma com suas indicações e contraindicações específicas, nem sempre a técnica dizer-mostrar-fazer terá sucesso. A alternativa D está incorreta, é essencial conversar e explicar os procedimentos que serão realizados, nem todo paciente "cadeirante" será atendimento na própria cadeira de rodas. A alternativa E está incorreta, pois para usar a contenção física, precisa ter o consentimento do paciente ou responsável.

As questões disponibilizadas aqui estão disponíveis em: http://www.upenet.com.br/concursos/21_Residencia%20Mult/Rmult_21_Provas_Gab.html onde é possível consultar também o gabarito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei Nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008

  Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008 , regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde B...