domingo, 21 de fevereiro de 2021

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

 
            A portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Essa política visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.
            Princípios:
            Universalidade e equidade nas ações e serviços de saúde voltados para a população masculina, abrangendo a disponibilidade de insumos, equipamentos e materiais educativos;
            Humanização e qualificação da atenção à saúde do homem, com vistas à garantia, promoção e proteção dos direitos do homem, em conformidade com os preceitos éticos e suas peculiaridades socioculturais;
            Co-responsabilidade quanto à saúde e à qualidade de vida da população masculina, implicando articulação com as diversas áreas do governo e com a sociedade; e
            Orientação à população masculina, aos familiares e à comunidade sobre a promoção, a prevenção, a proteção, o tratamento e a recuperação dos agravos e das enfermidades do homem.
            Diretrizes (a serem observadas na elaboração dos planos, programas, projetos e ações de saúde voltados à população masculina):
·         Integralidade, que abrange:
- Assistência à saúde do usuário em todos os níveis da atenção, na perspectiva de uma linha de cuidado que estabeleça uma dinâmica de referência e de contrarreferência entre a atenção básica e as de média e alta complexidade, assegurando a continuidade no processo de atenção;
- Compreensão sobre os agravos e a complexidade dos modos de vida e da situação social do indivíduo, a fim de promover intervenções sistêmicas que envolvam, inclusive, as determinações sociais sobre a saúde e a doença;
·         Organização dos serviços públicos de saúde de modo a acolher e fazer com que o homem se sinta integrado;
·         Implementação hierarquizada da política, priorizando a atenção básica;
·         Priorização da atenção básica, com foco na estratégia de Saúde da Família;
·         Reorganização das ações de saúde, por meio de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços de saúde reconheçam os homens como sujeitos que necessitem de cuidados; e
·         Integração da execução da PNAISH às demais políticas, programas, estratégias e ações do Ministério da Saúde.
 
            Objetivos:
·         Promover a mudança de paradigmas no que concerne à percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e a saúde de sua família;
·         Captar precocemente a população masculina nas atividades de prevenção primária relativa às doenças cardiovasculares e cânceres, entre outros agravos recorrentes;
·         Organizar, implantar, qualificar e humanizar, em todo o território brasileiro, a atenção integral à saúde do homem;
·         Fortalecer a assistência básica no cuidado com o homem, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde;
·         Capacitar e qualificar os profissionais da rede básica para o correto atendimento à saúde do homem;
·         Implantar e implementar a atenção à saúde sexual e reprodutiva dos homens, incluindo as ações de planejamento e assistência às disfunções sexuais e reprodutivas, com enfoque na infertilidade;
·         Ampliar e qualificar a atenção ao planejamento reprodutivo masculino;
·         Estimular a participação e a inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva, enfocando as ações educativas, inclusive no que toca à paternidade;
·         Garantir a oferta da contracepção cirúrgica voluntária masculina nos termos da legislação específica;
·         Promover a prevenção e o controle das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV;
·         Garantir o acesso aos serviços especializados de atenção secundária e terciária;
·         Promover a atenção integral à saúde do homem nas populações indígenas, negras, quilombolas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, trabalhadores rurais, homens com deficiência, em situação de risco, e em situação carcerária, entre outros;
·         Estimular a articulação das ações governamentais com as da sociedade civil organizada, a fim de possibilitar o protagonismo social na enunciação das reais condições de saúde da população masculina, inclusive no tocante à ampla divulgação das medidas preventivas;
·         Ampliar o acesso às informações sobre as medidas preventivas contra os agravos e as enfermidades que atingem a população masculina;
·         Incluir o enfoque de gênero, orientação sexual, identidade de gênero e condição étnico-racial nas ações socioeducativas;
·         Estimular, na população masculina, o cuidado com sua própria saúde, visando à realização de exames preventivos regulares e à adoção de hábitos saudáveis; e
·         Aperfeiçoar os sistemas de informação de maneira a possibilitar um melhor monitoramento que permita tomadas de decisão.

Competências da União

Competências dos Estados

Competências dos Municípios

Coordenar e fomentar, em âmbito nacional, a implementação e acompanhar a implantação da PNAISH

Fomentar a implementação e acompanhar, no âmbito de sua competência, a implantação da PNAISH

Implementar, acompanhar e avaliar, no âmbito de sua competência, a PNAISH, priorizando a atenção básica, com foco na Estratégia de Saúde da Família

Estimular e prestar cooperação técnica e financeira aos Estados e aos Municípios, visando à implantação e implementação da PNAISH, de modo a valorizar e respeitar as diversidades locorregionais

Estimular e prestar cooperação técnica e financeira aos Municípios visando à implantação e implementação da PNAISH, de modo a valorizar e respeitar as diversidades locorregionais;

Apoiar técnica e financeiramente a implementação e acompanhar, no âmbito de sua competência, a implantação da PNAISH

Promover, no âmbito de sua competência, a articulação intersetorial e interinstitucional necessária à implementação da Política

Acompanhar e avaliar, no âmbito de sua competência, a PNAISH, promovendo as adequações necessárias, tendo como base o perfil epidemiológico e as especificidades locorregionais;

Implementar, no âmbito municipal, as estratégias nacionais de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS voltadas para a PNAISH, respeitando-se as especificidades locorregionais

Promover ações educativas relacionadas aos estereótipos de gênero

Coordenar e implementar, no âmbito estadual, as estratégias nacionais de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS voltadas para a PNAISH, respeitando-se as especificidades locorregionais;

Promover, no âmbito de sua competência, a articulação intersetorial e interinstitucional necessária à implementação da Política

Estimular e apoiar a realização de pesquisas que possam aprimorar a Atenção Integral à Saúde do Homem

Promover, na esfera de sua competência, a articulação intersetorial e interinstitucional necessária à implementação da Política

Incentivar as ações educativas que visem à promoção e atenção da saúde do homem

Definir estratégias de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS, voltadas para a PNAISH

Elaborar e pactuar, no âmbito estadual, protocolos assistenciais, em consonância com as diretrizes nacionais da atenção, apoiando os Municípios na implementação desses protocolos

Implantar e implementar protocolos assistenciais, em consonância com as diretrizes nacionais e estaduais

Estabelecer parceria com as diversas sociedades científicas nacionais e internacionais e as entidades de profissionais de saúde cujas atividades tenham afinidade com as ações propostas na PNAISH, a fim de possibilitar a colaboração técnica, no âmbito dos planos, programas, projetos, estratégias e atividades dela decorrentes

Promover, junto à população, ações de informação, educação e comunicação em saúde visando difundir a Política

Promover, em parceria com as demais esferas de governo, a qualificação das equipes de saúde para execução das ações propostas na PNAISH

Coordenar o processo de construção das diretrizes/protocolos assistenciais da atenção à saúde do homem em parceria com os Estados e os Municípios

Estimular e apoiar, juntamente com o Conselho Estadual de Saúde, o processo de discussão com a participação de todos os setores da sociedade, com foco no controle social, nas questões pertinentes à PNAISH

Promover, junto à população, ações de informação, educação e comunicação em saúde visando difundir a Política

Promover ações de informação, educação e comunicação em saúde visando difundir a PNAISH

Incentivar, junto à rede educacional estadual, ações educativas que visem à promoção e à atenção à saúde do homem

Estimular e apoiar, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, o processo de discussão com participação de todos os setores da sociedade, com foco no controle social, nas questões pertinentes à PNAISH

Estimular e apoiar o processo de discussão com participação de todos os setores da sociedade, com foco no controle social, nas questões pertinentes à PNAISH

Capacitação técnica e qualificação dos profissionais de saúde para atendimento do homem

Capacitação técnica e qualificação dos profissionais de saúde para atendimento do homem

Apoiar, técnica e financeiramente, a capacitação e a qualificação dos profissionais para a atenção à saúde do homem

Analisar os indicadores que permitam aos gestores monitorar as ações e serviços e avaliar seu impacto, redefinindo as estratégias e/ou atividades que se fizerem necessárias.

Analisar os indicadores que permitam aos gestores monitorar as ações e os serviços e avaliar seu impacto, redefinindo as estratégias e/ou atividades que se fizerem necessárias.

Estabelecer mecanismos de monitoramento e avaliação continuada dos serviços e do desempenho dos profissionais de saúde

 

 

Elaborar e analisar os indicadores que permitam aos gestores monitorar as ações, os serviços e avaliar seu impacto, redefinindo as estratégias e/ou atividades que se fizerem necessárias.

 

 

 
            O processo de avaliação da implantação e implementação: deverá ocorrer de acordo com as pactuações realizadas em âmbito federal, estadual e municipal, com destaque para o monitoramento dos indicadores do Pacto pela Vida, a ser realizado pelo Conselho Nacional de Saúde e pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
- Finalidade da avaliação: O cumprimento dos princípios e diretrizes dessa Política, buscando verificar sua efetividade de modo a permitir a verificação de seu resultado sobre a saúde dos indivíduos e, consequentemente, sobre a qualidade de vida da população masculina. Uma avaliação mais detalhada da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e o seu monitoramento deverão ocorrer no âmbito dos planos, programas, projetos, estratégias e atividades dela decorrentes. Para essa avaliação e monitoramento há de se definir critérios, parâmetros, indicadores e metodologia específicos, objetivando identificar, modificar e/ou incorporar novas diretrizes a partir de sugestões apresentadas pelo Ministério da Saúde, Comissão Intergestores Tripartite, Conselho Nacional de Saúde, Confederações dos Trabalhadores do Brasil, Centrais Sindicais e entidades empresariais, entre outras.

FONTE: 


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009. Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt1944_27_08_2009.html>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2021.

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